Comparação material isolamento em sistemas de isolamento térmico pelo exterior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comparação material isolamento em sistemas de isolamento térmico pelo exterior

Mensagem por Etics em Seg 20 Jun 2016, 15:02

Em sistemas de isolamento térmico pelo exterior o EPS (poliestireno expandido) é o mais utilizado não apenas pela experiência adquirida como pelo mais baixo preço do material de isolamento. É possível ainda utilizar EPS com grafite (melhor condutibilidade térmica), XPS (poliestireno extrudido), aglomerado negro de cortiça e lã de rocha.

Com tantas opções para isolamento fica logo à partida a questão: qual utilizar?

A primeira "preocupação" tem a ver com o desempenho térmico, com o U (Coeficiente de transmissão térmica) desejado, seja para cumprir a legislação em vigor seja por opção do cliente.
Em seguida e tendo em conta que estamos a abordar sistemas de isolamento térmico pelo exterior (Etics) é importante salvaguardar, na nossa opinião, alguns parâmetros sendo esses também os abordados segundo a Norma Técnica Europeia (ETAG04):

  • Absorção de água <1Kg/m2 - todas as soluções de isolamento cumprem este requisito. Aconselha-se no entanto em situações em que isolamento está em contato com terreno que se utilize EPS já o menor valor para absorção de água.


  • Resistência ao corte (KPa) - todas as soluções de isolamento cumprem este requisito.


  • Módulo de elasticidade transversal (KPa) - todas as soluções de isolamento cumprem este requisito no entanto é importante salientar que maiores valores não significam por si só melhor comportamento. Maiores valores correspondem a materiais mais rígidos e com menor capacidade em absorver oscilações do suporte podendo resultar em comportamentos anómalos na solução de isolamento térmico pelo exterior. Neste parâmetro o XPS é o que apresenta maior valor logo, à partida, será o que apresentará maior rigidez.

Não sendo determinantes em soluções de isolamento térmico pelo exterior parece-nos importante a sua abordagem mais que não seja para prestar alguns esclarecimentos.

  • Resistência à compressão (KPa) - normalmente associada à densidade (Kg/m3) e também normalmente associada erradamente a uma maior resistência mecânica em soluções de isolamento térmico pelo exterior. Uma fachada não está normalmente sujeita a forças de compressão nem a maior resistência à compressão está relacionada com a resistência mecânica dos sistemas Etics. O que importa acautelar nos sistemas de isolamento térmico pelo exterior é a resistência à perfuração e esta está apenas dependente dos materiais e procedimentos adoptados no revestimento da placas de isolamento (exemplo: realizar duplo barramento armado quando se deseja maior resistência à perfuração).


  • Resistência à difusão de vapor: a permeabilidade ao vapor de água da solução de isolamento térmico pelo exterior desempenha um papel importante no equilíbrio higrómetrico global. Assim sendo facilmente se compreende que quanto mais permeável ao vapor de água o sistema tiver no seu global melhor. Este parâmetro pode não ser determinante em soluções com pouca espessura (ex: até 8cm) mas em maiores espessuras pode assumir um papel importante no comportamento da solução.


Deixamos em seguida para uma solução de parede simples com isolamento de 8cm alguns valores globais da solução e os respetivos valores individuais para o tipo de isolamento térmico.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Etics

Mensagens : 39
Data de inscrição : 19/10/2015

http://www.auswahl.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum