Proliferação bacteriológica em sistemas de isolamento térmico pelo exterior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Proliferação bacteriológica em sistemas de isolamento térmico pelo exterior

Mensagem por Etics em Qui 14 Abr 2016, 11:52

Alguns sistemas de isolamento térmico pelo exterior ao final de alguns anos apresentam o aparecimento de algas, fungos ou líquenes tornando a superfície feia e levando muitas vezes a que exista a necessidade de recuperação (lavagem e repintura)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
As algas, fungos ou líquenes proliferam em superfícies que contenham água, que associada a existência de poeiras depositadas na superfície do acabamento cria o ambiente adequado para o desenvolvimento destes organismos. Em superfícies orientadas a Norte este fenómeno pode ser mais acentuado devido ao fato das superfícies permanecem demorarem mais tempo a secar. Em locais mais frios, a ocorrência de condensações superficiais, que ocorre quando a temperatura de superfície é inferior à temperatura de ponto e orvalho, potencia também o fenómeno descrito.

O método mais generalizado de “combater” este fenómeno passa por incluir biocidas e/ou fungicidas nos revestimentos finais, mas por si só, em alguns casos, não é suficiente sendo de considerar e observar outros parâmetros:

Orientação da superfície
A radiação solar incidente na superfície vai influenciar a ocorrência de condensações já que também será influenciada pela temperatura superficial, principalmente durante a noite. As superfícies orientadas a norte apresentam tipicamente a maior probabilidade de ocorrem condensações.
Cor do revestimento
A cor do revestimento influencia a temperatura da superfície, pela sua capacidade de absorção de mais (cores mais escuras) ou menos (cores mais claras) radiação solar. Quanto maior for o coeficiente de absorção de energia mais energia será absorvida, mas em sistemas de isolamento térmico pelo exterior é também importante não prever revestimentos com coeficientes de absorção superiores a 30% pois existe o risco de degradação do sistema.
Tipo de revestimento final utilizado
Em Portugal os revestimentos finais de base acrílica são os mais utilizados pelo menor custo, no entanto nem sempre apresentam a melhor performance quando existem condições que potenciam a proliferação bacteriológica. Existem revestimentos minerais, de silicatos ou de base silicónica que reúnem nas suas caraterísticas melhor comportamento:
Absorção dos revestimentos – efeito hidrorrepelente
O revestimento final possuir a caraterística de repelir a água diminuindo ou eliminando assim um dos componentes responsáveis pelo aparecimento de algas ou fungos: a água.
Nível de PH – um revestimento com um PH mais elevado (PH 8-9) apresenta menos probabilidade de proliferação bacteriológica.
Efeito de foto catálise: o composto ativo neste processo é o óxido de titânio que ao ser exposto à radiação solar ativa um processo químico de oxidação que reduz a fixação de sujidade (poeiras).

Existem ainda alguns estudos que apontam ainda a utilização exagerada de isolamento como uma das causas para a proliferação bacteriológica já que diminuindo o fluxo de energia do interior para o exterior diminuem a temperatura de superfície e o risco de condensações aumenta.

Um exemplo em que a temperatura de superfície pode ser determinante no crescimento de algas, fungos ou líquenes é quando se utilizam fixações mecânicas em sistemas de isolamento térmico pelo exterior. Na imagem abaixo podemos ver os pontos na fachada, que correspondem às fixações mecânicas. Estes locais devido a pontes térmicas, que ao permitir maior fluxo de calor proveniente do interior, apresentam ausência de microrganismos. Segundo alguns estudos 1ºC de aumento na temperatura de superfície é o suficiente para limitar a proliferação bacteriológica.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Etics

Mensagens : 39
Data de inscrição : 19/10/2015

http://www.auswahl.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum