Resistência à perfuração em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (Etics) (i.e.”Capoto)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resistência à perfuração em sistemas de isolamento térmico pelo exterior (Etics) (i.e.”Capoto)

Mensagem por Etics em Qua 10 Fev 2016, 10:28

Uma das criticas que habitualmente os sistemas de isolamento térmico pelo exterior “ouvem” é o fato de apresentarem menos resistência mecânica (ao choque e à perfuração) quando comparados com sistemas de revestimento ditos tradicionais. Não poderemos dizer o contrário, no entanto existem formas de melhorar a resistência mecânica em sistemas de isolamento térmico pelo exterior.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Começamos pela forma, que consideramos errada e que constitui uma abordagem ilusória, para resolver o problema: aumentar a densidade das placas de isolamento.

Ao aumentar a densidade das placas é evidente que se aumenta a resistência à compressão da solução (i.e., as forças de compressão não estão presentes em regime permanente numa fachada), no entanto em nada melhora a resistência á perfuração e ao choque já que são as camadas (barramento armado + revestimento final) que revestem as placas de isolamento que desempenham o papel de proteger mecanicamente as placas de isolamento.
Não esquecer ainda que ao aumentar a densidade das placas de isolamento estará também a aumentar a carga térmica existente e que numa situação hipotética de existir um fogo, essa maior carga térmica terá impacto direto nas consequências do fogo.

Então como dotar os sistemas de isolamento térmico pelo exterior de maior resistência mecânica (ao impacto e á perfuração)?
Existem essencialmente 2 formas:
• Executar duplo barramento armado
• Utilizar um revestimento final de maior granulometria.

O duplo barramento armado não é mais do que realizar 2 camadas de argamassa de revestimento armado com uma rede em fibra de vidro. Numa abordagem normal é realizado apenas um barramento armado com uma rede em fibra de vidro com uma gramagem entre 150-160gr/m2.

Na aplicação de duplo barramento armado a primeira camada é realizada com a rede em fibra de vidro igual à norma (150-160gr/m2) ou desejando-se ainda uma resistência mecânica maior utiliza-se uma rede em fibra de vidro com mais gramagem (i.e., 300gr/m2).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Quando se realiza o duplo barramento armado na primeira camada a rede em fibra de vidro deve encostar topo com topo sem sobreposição e, aplicada na horizontal. No caso de se utilizar uma rede de maior gramagem para realizar o reforço, será também nesta primeira camada que deve ser utilizada. A segunda camada de barramento armado corresponde depois aquela que ser iria realizar numa situação normal: aplicada a fibra de vidro na vertical com sobreposição de 10-15cm.

Ao utilizar um revestimento com maior granulometria está a aumentar a espessura das camadas que revestem as placas de isolamento e assim a aumentar também a resistência mecânica (à perfuração e ao impacto).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

É certo que habitualmente o cliente procura um acabamento o mais fino possível com o objetivo de obter um aspeto parecido com o revestimento tradicional. Algumas marcas/fabricantes dispõe de acabamento mais finos (0,7mm – 1,0mm) mas tenha em conta que para manter a mesma espessura global a revestir as placas de isolamento serão precisas 2 camadas de revestimento de forma a obter espessura geral prevista (exemplos: 0,7mm + 0,7mm = 1,4mm ou 1,0mm + 1,0mm = 2,0mm).

O que não deve fazer ou permitir?
Em muitas situações com o objetivo de obter um acabamento semelhante aos revestimentos areados tradicionais o sistema é acabado utilizando apenas uma pintura diretamente por cima do barramento armado. É importante entender que tal abordagem vai diminuir a resistência mecânica da solução porque ao aplicar-se apenas uma pintura estará a eliminar-se cerca de 1,5mm da camada que reveste as placas de isolamento.

Revestimentos decorativos
Para zonas de soco ou onde se pretenda criar algo realce existem revestimentos que se assemelham muitas vezes a acabamento em pedra. Este tipo de revestimento apresenta uma acrescida resistência mecânica quando comparado com o revestimento tradicional em sistemas de isolamento térmico pelo exterior.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Etics

Mensagens : 39
Data de inscrição : 19/10/2015

http://www.auswahl.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum