Isolamento Exterior VS Isolamento Interior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Isolamento Exterior VS Isolamento Interior

Mensagem por Etics em Qua 30 Dez 2015, 16:45

Ao aplicar isolamento térmico pelo exterior ou pelo interior será indiscutível a diminuição das perdas energéticas diminuindo assim também o consumo energético associado ao aquecimento/arrefecimento além de contribuir para um melhor conforto no interior da habitação. Para se ter uma ideia, aplicando 6cm de isolamento térmico a redução nas perdas térmicas pela paredes reduz-se mais de 50%.

O local onde é colocado o isolamento (exterior ou interior) além de melhorar o desempenho térmico apresenta contudo diferenças que importa conhecer.

Isolamento pelo interior
Durante o inverno poderemos verificar que o ponto de condensação (Temp=0ºC) se situa junto ao isolmento interior. Tal facto faz ponderar a utilização de barreira pára-vapor de forma a prevenir/evitar a ocorrência de condensações evitando assim patologias associadas às humidades.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Tratando-se de uma solução de inércia fraca, no aquecimento será mais rápido repor a energia necessária para o aquecimento mas também se perderá mais rapidamente a energia.

No verão a parede absorverá a energia exterior seja proveniente da diferença de temperatura seja da própria incidência solar. Também nesta solução, será mais rápido arrefecer mas também será mais notória a necessidade de continuar a arrefecer para manter os níveis de conforto.
O gráfico mostra as mudanças dinâmicas da temperatura em alguns pontos (ver legenda) dos elementos da construção durante um período de 3 dias para uma solução de isolamento pelo interior.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
São evidentes as oscilações térmicas ao longo de toda a parede e nos correspondentes materiais de construção.

Isolamento pelo exterior
Na solução de isolamento térmico pelo exterior o ponto de condensação (Temp=0ºC) estará situado junto ao isolamento colocado na face exterior. Tal fato diminui a probabilidade de ocorrerem condensações e se estas ocorrem diminui a probabilidade de causaram problemas nos materiais interiores ou de permanecerem nos materiais de construção interiores.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sendo uma solução de inércia forte, demorará mais tempo a alcançar a temperatura interior desejada mas depois de alcançada a temperatura de conforto interior também permanecerá mais tempo. O conceito de inércia forte acaba por proporcionar um efeito de auto-regulação com menores oscilações de temperatura interior tanto no inverno como no verão.

No verão, pelo fato do isolamento estar pelo exterior, a energia do exterior seja proveniente das diferenças de temperatura, seja da própria incidência solar, acabarão por encontrar o “obstáculo” do isolamento térmico pelo exterior proporcionando assim paredes mais frias logo menor necessidade de arrefecimento do ambiente interior.

O gráfico mostra as mudanças dinâmicas da temperatura em alguns pontos (ver legenda) dos elementos da construção durante um período de 3 dias para uma solução de isolamento pelo exterior.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A principal conclusão pela análise do gráfico é de que a parede estará sujeita a menores oscilações térmicas em função da oscilação da temperatura exterior. Uma menor variação de temperatura nos materiais de construção contribuirá para prolongar a vida útil dos materiais.
avatar
Etics

Mensagens : 39
Data de inscrição : 19/10/2015

http://www.auswahl.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum