Isolamento térmico - quanto mais melhor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Isolamento térmico - quanto mais melhor?

Mensagem por Etics em Dom 27 Dez 2015, 09:58

Existe a ideia a nível do isolamento térmico que quanto mais (espessura) melhor. Não que o raciocínio esteja completamente errado no entanto importa analisar com atenção os diversos aspectos que têm efeticavamente impacto nas perdas térmicas de um edifício. Pela imagem entende-se que as diversas "faces" de um edifício merecem atenção de forma a melhorar o desempenho térmico. A imagem aborda as perdas que estão associadas a uma situação de inverno mas de uma forma geral os mesmos valores se aplicam no verão (arrefecimento). Aumentar o desempenho térmico de qualquer componente da envolvente de um edificio terá consequências positivas tantos nos custos de aquecimento/arrefecimento (menores) como no próprio conforto interior.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Importa alcançar um equilíbrio entre os diversos fatores até porque supondo que os recursos financeiros muitas vezes não sejam ilimitados logo é importante abordar cada elemento com ponderação.
No que às paredes, tetos (telhados) e pavimentos diz respeito tem importância o tipo de isolamento usado mas também a espessura utlizada. Aqui existe muitas vezes o erro que quanto mais isolamento melhor o que na prática e analisando o gráfico abaixo se conclui que não é inteiramente verdade.

Análise do gráfico
Valores na horizontal referem-se à espessura de isolamento em metros; valores na vertical referem-se ao valor de U (Coeficiente de transmissão térmica).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Usando duas abordagens, uma com tijolo tradicional e outra com tijolo térmico logo se nota que o tijolo térmico tem por si só melhor desempenho térmico do que o tijolo tradicional. Sem isolamento a diferença rondará os 40% mas à medida que vai adicionando isolamento a diferença diminui. Com 5cm de isolamento a diferença entre tijolo térmico e tradicional será de aproximadamente 17%, com 10cm de 11%, etc.
Adicionando isolamento facilmente se percebe que o U baixa. Por exemplo adicionando 0,05m (5cm) de isolamento as reduções são superiores a 50% para qualquer uma das situações.
Também é evidente que a partir dos 0,09/0,10m (9-10cm) de isolamento que adicionemos a qualquer uma das soluções não teremos um ganho (diminuição de U) proporcional ao isolamento adicionado logo, no lugar de canalizar recursos financeiros para aumentar o isolamento deverá ponderar melhorar outros componentes.

Vãos envidraçados
Muitas vezes usados como fator de diferenciação na estética de um edificio mas devem ser cuidadosamente projetados já que o seu tamanho e orientação terão um impacto determinante no desempenho térmico global. Depois existem ainda vãos com e sem corte térmico e o tipo de vidro e sua cor têm também impato na eficiência energética.
Sombreamentos
Ainda relacionado com os vãos envidraçados teremos a existência de possibilidade de realização de sombreamentos que no verão serão importantes na diminuição dos ganhos solares e assim nas menores necessidades de arrefecimento. Seja com palas fixas ou amoviveis, seja com utilização de arvóres de folha caduca, são algumas das formas que se podem usar para realizar sombreamentos.
Orientação Solar
Ainda no seguimento dos referido anteriormente a orientação solar do edificio terá um impato determinantes na performance térmica. É importante na fase de projeto analisar cuidadosamente este aspeto.
Cores
A própria cor escolhida tanto nas envolvente opaca (paredes) como do telhado terão impato no desempenho térmico geral. Cores escuras absorvem mais energia e cores claras refletem mais energia. Mais energia absorvida é importante no inverno mas é mau no verão. Importa assim escolher uma cor que se situe no "meio"!
É importante referir que ao "apostar" no bom desempenho térmico global, que tendo custos é certo mas, deverá pensar que irá reaver algum do investimento ao longo do tempo devido aos menores gastos no aquecimento arrefecimento além de que tendo melhor performance térmica necessitará também de um equipamento (aquecimento/arrefecimento) de menor potência (menor custo).[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Etics

Mensagens : 39
Data de inscrição : 19/10/2015

http://www.auswahl.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum